Team Updates

Balões cativos


Balões cativos, ao contrário de drones e helicópteros, aparentam uma simplicidade enorme para tamanho grau de inteligência e dados que são entregues: um balão fixo ao solo por um cabo é inflado com gases de sustentação.


Ao ser içado, o balão pode carregar equipamentos de até 35kg, como câmeras militarizadas com infravermelho, rádios, antenas e sensores de conectividade.


Além disso, a solução possui também duas grandes vantagens, a mobilidade e o tempo de operação.


O sistema pode ser instalado em pickups, caminhonetes, caminhões e embarcações, possuindo flexibilidade de posicionamento e altura. O tempo para sua instalação é inferior a 2 horas e, após instalado, o balão atinge a altura de 200m em 15min, se tornando uma torre flexível de monitoramento.


josenetomgJose Joaquim Brandao Neto

Drones


Em Uberlândia, a Prefeitura passou a utilizar o drone como um apoio tecnológico no controle do transmissor.

O equipamento é usado para localizar as áreas com maior necessidade de atuação, auxiliando na identificação de focos potenciais.

Com mais de um mês de monitoramento de imóveis com drones, o Programa de Controle da Dengue fotografou 265 quarteirões e identificou objetos que são considerados criadouros em potencial para o mosquito Aedes Aegypti. A ação foi concentrada nos bairros Guarani, Luizote de Freitas, Tocantins, Shopping Park, Lagoinha e Jardim Célia,sendo realizada por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico.

Dos bairros vistoriados, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) identificou 81 piscinas sem manutenção de rotina, 10 caixas d’águas não vedadas e 20 residências que contam com moradores portadores do transtorno de acumulação compulsiva (acúmulo de lixo, entulhos e objetos em casa). Um cenário propício para a proliferação do mosquito, segundo o coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda.

“Os drones foram essenciais para vistoriarmos imóveis que não estávamos conseguindo entrar. Com esse trabalho minucioso, fomos pontuais em vários casos principalmente em residências com piscinas e caixas d’água. Como sabíamos o que tinha no imóvel, entramos em contato com o morador, agendamos um horário e repassamos as orientações sobre os cuidados”,

josenetomgJose Joaquim Brandao Neto

https://www.researchgate.net/figure/Figura-2-Indice-de-vegetacao-por-diferenca-normalizada-NDVI-da-area-de-estudo-Segundo_fig1_277013423

josenetomgJose Joaquim Brandao Neto

O Mission Planner, criado por Michael Oborne, faz muito mais do que seu nome. Aqui estão alguns dos recursos:

  • Aponte e clique na entrada do ponto de passagem / cerca / ponto de encontro, usando Google Maps / Bing / Mapas de ruas abertas / WMS personalizado.
  • Selecione os comandos de missão nos menus suspensos
  • Baixe os arquivos de registro da missão e analise-os
  • Defina as configurações do piloto automático para o seu veículo
  • Interface com um simulador de vôo de PC para criar um simulador UAV completo de software-in-the-loop (SITL).
  • Execute sua própria simulação SITL de muitos tipos de quadros para todos os veículos ArduPilot.


josenetomgJose Joaquim Brandao Neto
Mission Planner, criado por Michael Oborne
Mission Planner, criado por Michael Oborne
josenetomgJose Joaquim Brandao Neto
https://ardupilot.org/ardupilot/_images/home_ardupilot.jpg
https://ardupilot.org/ardupilot/_images/home_ardupilot.jpg
josenetomgJose Joaquim Brandao Neto

Pesquisando drones de codigo aberto


Os drones de mapeamento de asa fixa vieram para ficar e podem ajudá-lo a obter informações vitais em tempo hábil. Eles são bons para levantamentos aéreos de tamanhos pequenos a grandes áreas.


Monitoramento de safras, solo e florestas

Os UAVs equipados com câmeras infravermelhas ou multiespectrais são ferramentas muito econômicas e convenientes para fornecer informações que ajudem a melhorar o rendimento de safras ou florestas. As imagens NIR mostram muito mais do que pode ser visto a olho nu. As plantas saudáveis ​​refletem o NIR de uma maneira diferente das plantas infestadas ou doentes, e também a refletância e transmitância do NIR do solo dependem, por exemplo, do nível de umidade do solo. Como resultado, é possível usar índices NVDI para ver onde as safras estão saudáveis, onde e quando mais irrigação ou fertilização é necessária, quando é o momento certo para colher as safras ou podar árvores e até mesmo possível detectar infestações de pragas que ameaçam diminuir o rendimento.


Monitoramento Ambiental

As aeronaves de asa fixa ArduPilot fornecem a plataforma ideal para monitoramento ambiental, desde o monitoramento costeiro e florestal até o monitoramento atmosférico na alta atmosfera. Com planejamento de missão flexível e longa duração, uma aeronave de asa fixa pode cobrir uma grande área em alta velocidade.


Inspecione áreas de alto risco com segurança

Os policiais muitas vezes são confrontados com situações em que precisam ver dentro de uma área perigosa. Simplesmente entrar pode causar ferimentos nos policiais ou coisa pior. Os UAVs podem fornecer a consciência situacional necessária sem colocar em risco a vida das pessoas. O streaming de vídeo de um UAV é uma ferramenta inestimável nesse tipo de situação. O feed de vídeo também pode ser obtido com uma câmera infravermelha ou um intensificador de imagem, proporcionando assim uma capacidade de visão noturna para o drone.


Veja a situação geral

Em uma situação de controle de multidão, ver em tempo real o que está acontecendo a partir de uma visão aérea ajuda o comando e controle a tomar decisões melhores e mais informadas. Riscos para a segurança pública podem ser reconhecidos mais cedo e situações ameaçadoras podem ser neutralizadas antes que fiquem fora de controle. Vídeos ou fotos de um UAV também podem ser muito úteis para investigações, pois mostram o quadro geral. Eles também podem fornecer evidências mostrando uma visão aérea da cena do crime em vários espectros ou medindo a cena com sensores a laser ou sistemas de medição baseados em imagem.


Vigilância de perímetro

Os drones podem fornecer vigilância aérea para perímetros de maneira econômica. Não há necessidade de um helicóptero ou piloto, um drone com piloto automático equipado com sensores de rastreamento de movimento pode fazer o trabalho. Pode tirar fotos ou gravar vídeos e disparar alertas de forma inteligente, pois algoritmos de reconhecimento de imagem podem filtrar os falsos alertas e reconhecer as ameaças potenciais. Os UAVs podem adicionar uma camada de segurança para sites importantes, visitas VIP, reuniões de nível superior, eventos públicos, etc.


https://ardupilot.org/index.php/casestudies/case-aerial-mapping


Fonte 8 projetos de drones de código aberto https://opensource.com/article/18/2/drone-projects

josenetomgJose Joaquim Brandao Neto

Apesar de conseguirmos diversos projetos semelhantes a esse https://www.youtube.com/watch?v=xtYpd2MRT7g


A ideia da asa não decolou, apesar de conseguimos até um manual de construção de uma asa http://www.e-voo.com/manual/manualzagi.pdf .


Porém ao pesquisar mais sobre o assunto esbarramos em uma questão de segurança, voar exige segurança. https://www.cobra.org.br/documentos/arquivos/regras_seguranca_cobra.pdf


Assim a ideia do drone foi pivotada na questão de construir, deverá ser utilizado um drone mas com todas as condições de segurança respeitadas.


Quem controla o voo dos drones no Brasil é a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), junto da Anatel (Agência nacional de telecomunicações) e o DECEA (Departamento de controle do espaço aéreo), com algumas regras e regulamentações bem claras.


Para a Anac existem dois objetivos para as aeronaves: o primeiro é o uso para recreação e lazer, enquanto o segundo foca em fins comerciais, experimentais ou institucionais.


Em números o Brasil já conta com 78.304 drones registrados até setembro de 2020, sendo 61,1% deles considerados para uso recreativo.


Independente do objetivo do drone, existem três categorias no Brasil:


  • Classe 1: peso máximo de decolagem maior que 150 kg;
  • Classe 2: peso máximo de decolagem entre 25 e 150 kg;
  • Classe 3: peso máximo de decolagem de até 25 kg.


Dentro desta Classe 3 existem duas divisões, sendo a primeira para drones com peso máximo de decolagem de até 250 gramas e a segunda para os que passam disso.


A agência exige registro de todas as aeronaves ou drones de uso recreativo ou não, que possuam peso máximo de decolagem superior aos 250 gramas e que voam dentro do campo de visão do operador, abaixo de 120 metros de altitude.


O registro precisa dos dados pessoais de quem vai operar os drones, junto dos dados da aeronave (nome, modelo, fabricante, número de série e foto).


O registro é como a matrícula de uma aeronave no avião ou helicóptero. É com ela que algum tipo de reparação pode acontecer sem grandes dificuldades.



josenetomgJose Joaquim Brandao Neto

01/10/2021 21:00 Uma ideia para nosso drone ou asa https://www.youtube.com/watch?v=eI_wksxMffA

Motor 2408-21; Esc Wow 25A; LiPo 2100 AMB; 2 servos 3001 futaba; rx R-127 DF Isopor de livraria, fita adesiva, epron e cola quente.


josenetomgJose Joaquim Brandao Neto

01/10/2021 -20:00 Ainda não conseguimos formar a equipe para que o trabalho seja avaliado pelos juízes, pois teríamos que ter ao menos uma equipe de 4 pessoas. O chat não funcionou para mim, assim não consegui entrar em nenhuma equipe e resolvi montar uma equipe. A ideia já foi apresentada duas vezes e foi indicada para o global, só não foi adiante por falta de tempo do pessoal do grupo.


A ideia do projeto e revisitar o mapa geolocalizado com recursos de enviar sinais de temperatura ao nivel do solo e captar os demais dos satélites disponibilizados, enviando ao um broker que publicara para os clientes cadastrados.

http://powersystem.eti.br/iot/KultiveMap/ 


Poderia ser utilizado tambem um drone ou um UAV para sobrevoar a area coberta captando a temperatura naquele instante.


Usamos para o mapa o Leaflet é a principal biblioteca JavaScript de código aberto para mapas interativos que podem ser usados ​​com dispositivos móveis. Com apenas 38 KB de JS, ele possui todos os recursos de mapeamento que a maioria dos desenvolvedores precisa. O Leaflet foi projetado com simplicidade , desempenho e uso em mente.


Funciona de forma eficiente em todas as principais plataformas móveis e de mesa, pode ser desenvolvido com muitos plug-ins , possui uma API bonita, fácil de usar e bem documentada e um código-fonte simples e legível, que é uma alegria para contribuir Facilmente personalizável. Já tinhamos visto sendo usado para outras finalidades, com nessa ação contra o COVID19, em uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul. http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/


josenetomgJose Joaquim Brandao Neto